Oração da Humildade e Serenidade

Oração da Humildade e Serenidade
Saiba que para tudo há uma solução

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

NASCIMENTO DE ALLAN KARDEC/O3/10/1804

Grande humanista e codificador do Espiritismo, doou-se em vida e para toda eternidade através do auxilio a instrução dos carentes e de toda humanidade.

Hippolyte Léon Denizard Rivail, conhecido pelo pseudônimo Allan Kardek (depois de um espírito revelar-lhe que fora um druida na Gália chamado Allan Kardec), foi um pensador humanista, idealista, empreendedor, pedagogo e codificador da Doutrina Espírita. Nasceu numa antiga família de orientação católica com tradição na magistratura e advocacia em 3 de outubro de 1804 na cidade de Lyon e faleceu em Paris em 31 de março de 1869. Seus pais foram Jean-Baptiste Antoine Rivail, advogado e juiz do tribunal de Lyon, e Jeanne Louise Duhamel.

Amélie Gabrielle Boudet
Casou-se em 6 de fevereiro de 1832 com Amélie Gabrielle Boudet, professora e artista plástica francesa que conhecera no “Instituto Educacional Técnico”. Não teve filhos.
Estudou na Escola de Pestalozzi (pedagogo e educador suíço pioneiro da reforma educacional que influenciou países como França e Alemanha), no Castelo de Zahringenem, em Yverdon-les-Bains na Suíça, tornou-se seu distinto discípulo e propagador de seu método.
Teve formação acadêmica em matemática, pedagogia, ciências e letras. Interessando-se mais tarde pela física, principalmente sobre o magnetismo.
Era membro da Academia Real de Arras, como pedagogo ajudou na democratização do ensino público, manteve em 1835 e 1840 em sua residência cursos gratuitos de química, física, anatomia comparada e astronomia, lecionando também para jovens carentes franceses.
Ficou conhecido na Alemanha por traduzir para o alemão obras de educação e moral, principalmente de Fénelon (teólogo apostólico romano, escritor e poeta francês), que mais tarde viria a ser uma das entidades espirituais a lhe auxiliar na codificação do Espiritismo.
Seus amigos Fortier (magnetizador) e Carloti chamaram-lhe a atenção para os fenômenos mediúnicos chamados mesas girantes, aparentemente inexplicáveis, tomando contato com tais fenômenos em 1854, aos 50 anos de idade, percebendo neles uma explicação para vários problemas existenciais insolúveis.
De 1855 a 1869, sob assistência dos espíritos superiores representados pelo Espírito da Verdade, estabelece as bases da Codificação Espírita, tendo iniciado a sua publicação em 18 de abril de 1857.
Em primeiro de janeiro de 1858 lança a Revista Espírita e funda a primeira sociedade espírita regularmente constituída, a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.
Allan Kardec faleceu em Paris, aos 64 anos de idade, em decorrência de um aneurisma. Está sepultado no Cemitério do Père-Lachaise. Em seu epitáfio lê-se: “Naitre Movrir Renaitre Encore Et Progresser Sans Cesse Telle Est La Loi” (Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei).
 Túmulo no Cemitério de Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário